Tarugo de Teflon: o que é, para que serve e por que o PTFE é tão valorizado na indústria
Entenda o que é o tarugo de Teflon, como ele é utilizado na indústria e por que esse material — […]
Continue lendo

Entenda o que é o tarugo de Teflon, como ele é utilizado na indústria e por que esse material — também conhecido como PTFE — é sinônimo de alta performance.

Você já ouviu falar em tarugo de Teflon? Trata-se de uma peça composta inteiramente de PTFE, o Politetrafluoretileno (ou simplesmente Teflon, como é popularmente chamado), de um dos plásticos industriais mais versáteis e resistentes disponíveis no mercado, e que, para ser aproveitado nas mais diversas funções e operações industriais, é oferecido neste formato versátil, que permite sua rápida modelagem e adaptação às diferentes necessidades em que é requisitado.

Na Molyplast, os tarugos de Teflon estão entre os itens mais procurados por profissionais que precisam de um material com alto desempenho térmico, químico e de baixo atrito. Mas por que eles são tão procurados? Quais as vantagens e características desse material? Continue lendo que vamos explicar tudo sobre o Tarugo de Teflon e suas aplicações nos próximos parágrafos.


O que é o Tarugo de Teflon?

O Tarugo é uma peça cilíndrica e sólida, de cor branca (no caso do Teflon), disponível em uma grande variedade de diâmetros e comprimentos. Essa forma de apresentação é especialmente pensada como uma etapa intermediária, capaz de ser comercializada pela indústria, antes de ser moldada numa infinidade de peças específicas de cada empresa - de acordo com suas próprias máquinas, projeto industrial e processo de fabricação de seus produtos. 

Os tarugos são redondos porque são comumente utilizados após passarem por processos de usinagem, especialmente em tornos, para a confecção de componentes técnicos e peças sob medida. Para lidar com outros tipos de fabricação, o mercado oferece também outros formatos, como chapas de Teflon, que vamos explicar mais adiante.


O que é o material de Teflon?

Apesar de ser amplamente conhecido como “Teflon”, o nome técnico do material é Politetrafluoretileno, ou PTFE. “Teflon” é na verdade, uma marca registrada da multinacional DuPont

Desde sua criação, em 1938, o PTFE se tornou famoso por possuir características muito valiosas, em especial sua inércia química (a capacidade de estar em contato com outros compostos químicos sem reagir a eles), sua resistência à temperatura e capacidade antiaderente, sendo amplamente usado em segmentos como:

  • Indústria alimentícia e cosmética (por ser atóxico);
  • Equipamentos que exigem baixa fricção;
  • Vedação de sistemas químicos;
  • Revestimentos isolantes;

O PTFE é um material nobre, com custo mais elevado, mas que entrega performance onde outros plásticos não suportariam, fazendo dele um coringa para uma multiplicidade de usos, especialmente em processos e sistemas mais exigentes.


Qual a diferença entre PTFE e Teflon?

Em termos de material, não existe nenhuma diferença — PTFE e Teflon são a mesma coisa. A única diferença é que Teflon é o nome comercial dado pela DuPont, enquanto PTFE é o nome técnico (Politetrafluoretileno). Teflon se popularizou ao ponto de se tornar sinônimo do produto — especialmente fora dos ambientes técnicos.

Ou seja, se você está comprando um Tarugo de Teflon, está levando para casa um tarugo de PTFE.


Outros formatos de Teflon: chapas, tubos e fitas

Além dos tarugos, o Teflon está disponível em outros formatos industriais, como:

• Chapas de Teflon (Chapas PTFE)

São placas sólidas e planas, com variações de espessura, largura e comprimento. São comuns para moldar peças técnicas, vedantes e bases isolantes, geralmente moldadas em peças finais através de equipamentos de corte a laser.

• Tubos de Teflon (Tubos PTFE)

São semelhantes aos tarugos, mas com um furo interno. Muito utilizados em conexões especiais e canais técnicos que exigem resistência a agentes químicos. No caso dos Tubos PTFE, além do comprimento e diâmetro, é preciso estar atento a uma variável adicional na hora de comprar o material: a espessura da parede do tubo.

• Películas de Teflon (Películas PTFE)

Menos comuns, mas ainda bastante úteis. Ao contrário dos tarugos, chapas e tubos, não são usadas para moldar peças, e sim em aplicações como isolamento térmico, vedação temporária e contato com superfícies de alta temperatura. Aqui, estamos falando de Películas Teflon, e não das famosas fitas veda-rosca, que também são conhecidas por “fitas teflon”, mas que têm aplicação distinta.


Além do Tarugo de Teflon: outros materiais

Devido às suas características, o tarugo de teflon é um item comum no dia a dia da indústria alimentícia. Porém, em situações que demandam apenas contato com alimentos frios ou leves (como uma calha de transporte ou esteira de empacotamento, por exemplo), o mercado oferece materiais que podem realizar o mesmo trabalho com um custo-benefício melhor, como:

O UHMW (sigla para Ultra-high Molecular Weight): um polietileno de “ultra alto peso molecular”. É um material versátil, com baixo coeficiente de fricção, alta resistência química e à abrasão, estabilidade dimensional e anti-aderência. Atóxico e antiaderente, possui elevada resistência ao impacto, baixo peso específico e alta resistência à fadiga. Por isso, é muito usado nas indústrias de papel e celulose, mineração, alimentícia e de bebidas.

O PEAD Alimentício: trata-se de um Polietileno de Alta Densidade. Com alta rigidez e resistência, possui baixa aderência, o que faz dele um bom material para aplicações envolvendo alimentos. É um material de fácil usinagem e até de solda, o que facilita a construção de peças para a indústria.

Portanto, se você precisa de resistência química, térmica (com calor ou frio extremos), ou um material que deslize com facilidade, o Teflon é a melhor escolha. Se o foco for apenas aproveitar de outras características, como a resistência mecânica, a um bom custo-benefício, pode ser interessante avaliar alternativas. Cada material tem suas vantagens específicas — e a escolha ideal vai depender do uso. 

Em resumo, se a aplicação exige contato com calor, ambiente químico, antiaderência ou limpeza pesada constante, o PTFE certamente será uma escolha adequada e superior a outros materiais. 


Produtos em Teflon que você encontra na Molyplast

Na Molyplast, você encontra uma linha completa de plásticos industriais em PTFE, como:

  • Tarugo de Teflon – com diâmetros variando entre 5mm a 200mm, e comprimento de 1m, as opções são diversas.
    ➡️ver produtos
  • Chapas de Teflon – as medidas variam entre 0,5 m a 1m de largura, e até 2m de comprimento, com espessuras de 2mm a 25mm
    ➡️ver produtos
  • Película de Teflon – disponível em rolos com espessuras a partir de 0,5mm e largura de 1m.
    ➡️ver produtos

Todos com qualidade garantida, prontos para atender tanto o consumidor final quanto o setor técnico e industrial.


Quando usar o Tarugo de Teflon?

O tarugo de Teflon é uma solução de alta performance para diversos setores, principalmente quando há necessidade de resistência térmica, química e baixo atrito. Seu uso é comum em usinagens e confecção de peças sob medida, graças à versatilidade do PTFE.

Portanto, se você procura chapas ou tarugos de Teflon, pode contar com a Molyplast! Temos os produtos certos para seu projeto, com qualidade, variedade e atendimento especializado.

Fale com nossa equipe técnica especializada através da nossa Central de Atendimento no telefone (16) 3963-9000, pelo WhatsApp (clique aqui para acessar) e pelo e-mail molyplast@molyplast.com.br.

> Confira nossa linha completa em nossa loja física em Ribeirão Preto (clique aqui para ver o endereço), ou no site oficial www.molyplast.com.br, com envio para todo o Brasil, e também nos principais Marketplaces online.

Conte com a gente para te ajudar a encontrar a solução ideal.


Siga a Moly também nas redes sociais

e inscreva-se no canal oficial no YouTube

Até a próxima!

Compartilhe

Horários de Funcionamento:

Segunda a Sexta-feira.
Das 8h às 18h.

store